Dia da Informática é comemorado no mundo todo

Profissionais da tecnologia em todo o mundo celebram o dia da Informática. A data comemora a evolução dos computadores e informática no mundo.

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

O dia 15 de agosto marca a data em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o ENIAC, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo, que tinha como objetivo realizar cálculos. ENIAC sigifica Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer ou em português: computador integrador numérico eletrônico.

Criado a pedido do exército dos EUA em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ele tinha portanto capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía 17.468 válvulas de 160w de potência. Para realizar os cálculos, era preciso pressionar suas teclas. A resposta das consultas era exibida por uma sequência de lâmpadas que acendiam.

Vale lembrar que o ENIAC não é o primeiro computador a usar as válvulas termiônicas. Em primeiro lugar, o mérito dessa invenção vai para John Atanasoff e Clifford Berry, também americanos, que em 1939 criaram o ABC (Atanasoft-Berry Computer), computador construído com o objetivo de resolver sistemas de equações lineares.

ENIAC e seus 180m²

O ENIAC era tão grande que era preciso uma sala inteira para sua instalação. Ele tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m² e portanto, foram investidos 500 mil dólares para sua construção.

Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.

Em 15 de agosto, então, o ENIAC comemora seus 76 anos de aniversário, data em que se deve celebrar a importância da informática e de seus profissionais e refletir sobre todos os benefícios que ela já trouxe para a humanidade.

Dia da Informática: já pensou a tecnologia sem o computador?

Você já imaginou que toda tecnologia que temos hoje é em virtude desse primeiro computador desenvolvimento? Tablets, celulares, notebooks: não vivemos mais a nossa vida sem essas facilidades.

Conta para nós: qual tecnologia você não vive sem?