colocation

7 dicas para se preparar para o colocation

Alugar um espaço físico para alocar os seus servidores pode ser a solução ideal para sua empresa. Saiba porque e também como se preparar para essa transição.

O serviço de colocation oferecido por data centers é uma modalidade em que você aluga um espaço físico para os seus servidores.

Funciona assim: você possui o equipamento, mas aluga o espaço, dividindo todos os custos de infraestrutura, como energia elétrica, monitoramento de acesso e climatização.

Dessa forma é possível manter uma estrutura de qualidade, com ou sem acesso à internet. É a forma mais indicada para negócios escaláveis, sem a necessidade de arcar com despesas crescentes.

Os níveis mais elevados de segurança e o fato de dispensar o treinamento de sua equipe também são atrativos.

Se você já decidiu optar pelo serviço de colocation, conheça agora 7 fatores que devem ser considerados antes de migrar seus equipamentos.

7 fatores a serem considerados antes de adotar o colocation

Empresas como a sua apostam em colocation para poderem escolher as próprias máquinas, adaptadas a seu modo de trabalhar.

Assim, a principal razão para investir neste tipo de serviço é garantir a autonomia de trabalho, mas ao mesmo tempo não despender tempo de trabalho e treinamento na construção e manutenção da infraestrutura.

Sabendo que você continua a ser responsável pela aquisição e manutenção dos recursos de hardware e software, saiba agora o que analisar na hora de confiar seus recursos ao espaço locado no data center.

Lembrando que algumas destas perguntas podem ser feitas ao representante do serviço de colocation.

Espaço físico

Quantos metros quadrados as suas máquinas ocupam? O layout de disposição dos equipamentos está otimizado para uma maior economia? Cabos, conexões e switches estão instalados de forma a reduzir custos?

Quantidade de equipamento

De quantos racks você necessitará? A quantidade de equipamento poderá ser reduzida com o serviço de colocation?

Energia

Qual é o consumo mensal de energia dos seus equipamentos? Qual é a projeção do custo depois da contratação do colocation?

Apoio

Você pode contar com um serviço de apoio dentro do data center locado para demandas rápidas de emergência como ligar/desligar, passar cabos, acionar fornecedores?

Localização

A localização do data center escolhido é confiável? Há acesso rápido ao local? Há baixo risco de desastres naturais ou possibilidade de solução rápida caso ocorram?

Segurança

A redundância de dados é utilizada como forma de proteção? O nível de disponibilidade é o mais próximo possível de 100%? O histórico do data center no quesito segurança é positivo?

Continuidade

Será possível assegurar a continuidade das operações, mesmo durante quedas e manutenções corretivas ou preventivas? A resiliência faz parte da cultura do data center?

E depois de adotar o colocation?

A primeira e mais evidente constatação após a contratação de um serviço de colocation é: os custos com infraestrutura serão drasticamente reduzidos.

Muitas empresas economizam tempo e dinheiro com os serviços de colocation. Mas como essa modalidade ajuda essas empresas a reduzirem seus custos?

Como a responsabilidade sobre a infraestrutura é da empresa que está alugando esse espaço para você, ela exime a sua empresa da preocupação com infraestrutura, largura de banda, segurança e equipamentos de ponta.

É a empresa terceirizada também a responsável pelo bom funcionamento das máquinas e toda mão de obra envolvida neste processo. O que faz com que você tenha equipes de suporte disponíveis sempre que precisar.

Logicamente que tudo isso está aliado a um acordo de nível de serviço (SLA). Ainda assim, na maioria dos casos oferece 100% de disponibilidade de infraestrutura.

Controle total sobre seus servidores

Nos serviços de colocation a sua empresa tem total controle sobre o próprio servidor, ou seja, no armazenamento dos seus dados.

Isso porque, apesar de você transferir toda a sua infraestrutura para as instalações oferecidas pelo provedor colocation, você ainda tem controle total sobre as suas máquinas.

Ou seja, pode gerenciar os equipamentos conforme a sua necessidade.

Níveis elevados de segurança

Não precisar se preocupar com a segurança e a manutenção da estrutura é uma grande vantagem que precisa ser destacada no colocation.

O serviço, além de grande espaço para equipamentos, oferece um ambiente devidamente preparado para alimentá-los. São várias camadas de segurança física e lógica que garantem o bom funcionamento das máquinas, sem interrupção.

Fazem parte dessa equação o fornecimento de energia elétrica constante, múltiplas fontes, geradores próprios e nobreaks. Além de soluções de armazenamento de dados, backups e recuperação.

Esses diferenciais são apenas alguns exemplos do que o colocation pode oferecer para sua empresa.

Converse com um de nossos especialistas e venha saber mais sobre o Data Center Bludatamelhor opção de colocation em Santa Catarina.

 

Data center - ebook terceirizar