Dia do Programador: 12 ou 13 de setembro?

Dentro da área de tecnologia, uma das profissões que mais cresce é a de programador ou desenvolvedor. Esses profissionais são fundamentais para qualquer empresa acompanhar as transformações digitais. Saiba mais sobre o Dia do Programador e a sua incrível contribuição para as empresas.

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

Nessa incrível área de trabalho chamada tecnologia, uma das profissões que mais cresce é a de programador/desenvolvedor. Eles são fundamentais para o desenvolvimento das empresas na era digital e portanto para o sucesso dos negócios.

O desenvolvedor é o responsável por organizar códigos e linguagens de programação dentro da tecnologia da informação. Ou seja, uma série de automatizações que damos o nome de programas ou sistemas de computador (software).

E esse ano, o Dia do Programador é comemorado dia 12 de setembro. Certo, mas não seria dia 13? Essa é uma confusão muito comum, mas escrevemos esse texto para explicar pra você e comemorar com nossos queridos profissionais.

256º dia do ano: Dia do Programador

O Dia do Programador tem um significado exato, assim como a ciência da computação:

  1. Se contarmos os dias no calendário, o 256º dia do ano cai no dia 13 de setembro ou 12 de setembro em anos bissextos (que é o caso desse ano).
  2. 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Portanto é um número muito conhecido entre os programadores;
  3. Em hexadecimal, 256 é igual à ‘100’ → ‘0 x 100’;
  4. 256 também é o resultado da oitava potência do número dois, a maior potência de dois abaixo de 365, o número total de dias em um ano não bissexto.

Quais são as funções de um desenvolvedor?

O desenvolvedor é um profissional que utiliza uma série de linguagens de programação para criar comandos para programas.

Assim, pode desenvolver softwares, aplicativos, sites, banco de dados e muitas outras aplicações relacionadas ao digital.

Dessa forma, toda a área de programação reflete grandes mudanças nas relações de trabalho. Além disso, promovem o desenvolvimento do setor tecnológico. Conheça um pouco mais sobre o que faz este especialista:

• Front-end: abrange a parte da programação que tem contato direto com o usuário, como a página de um site.

• Back-end: trabalha nos bastidores da aplicação, ou seja, como o programa deve funcionar. Os desenvolvedores que atuam nas duas frentes são chamados de fullstack.

O primeiro algoritmo

A programação é muito recente na história de profissões. Em primeiro lugar, é importante dizer que antes do primeiro programador, veio o primeiro algoritmo, que foi escrito por Ada Lovelace, considerada a mãe da tecnologia.

A Condessa desenvolveu um código para realizar cálculos, posteriormente, esse código se tornou o primeiro computador do mundo, a máquina de Charles Babbage. Em 1843, surge o primeiro profissional da programação.

Esses profissionais se tornaram protagonistas na evolução do universo digital. Afinal, foi graças a programação que temos a internet do jeito que conhecemos hoje: e-mail, Google, redes sociais, armazenamento em nuvem etc.

O que as empresas esperam de um desenvolvedor?

Iniciativa, independência e perseverança para aprender e resolver problemas de maneira autodidata. Essas características, além é claro, das habilidades técnicas, também são valorizadas pelas empresas na hora de escolher novos colaboradores.

Os profissionais de tecnologia não precisam ficar restritos à área. É possível aproveitar para explorar a gestão de negócios e também o design.

Acima de tudo, Feliz Dia do Programador! Essa é a homenagem da Bludata a esses profissionais.

Oportunidades na Bludata

A Bludata está com oportunidades abertas para desenvolvedores. Para se inscrever, em primeiro lugar, você deve ter experiência júnior ou plena como Desenvolvedor C#.

Você pode se cadastrar em nosso site, clicando aqui.