negócio escalável

Como garantir o crescimento do seu negócio escalável

Os modelos de negócios que mais têm dado certo são aqueles baseados em escalabilidade. Saiba como começar o processo de escala de sua empresa sem correr o risco de tropeçar no meio do caminho.

Para crescer sua empresa precisa traçar uma estratégia de longo prazo e preparar uma estrutura que comporte essa evolução. Além de segura, ela precisa se adequar ao seu orçamento e ser flexível conforme a necessidade de seu negócio escalável.

Um negócio escalável é aquele que pode multiplicar sua renda sem ter que aumentar os custos proporcionalmente.

Serviços de aplicativos móveis, e-books, cursos online, ou qualquer empresa que dependa de softwares, sistemas ou plataformas são os maiores exemplos de negócios escaláveis, e todos eles têm uma coisa em comum. Eles dependem do gerenciamento de dados.

A terceirização do armazenamento dos seus dados atende bem às necessidades de segurança e disponibilidade exigidas pela natureza deste tipo de empreendimento.

Fazer a locação de espaço em data center é uma excelente alternativa quando há crescimento do negócio e a infraestrutura local não consegue acompanhar este salto.

Isso permite que a sua empresa tenha um aumento rápido e seguro de infraestrutura e usufrua de alta tecnologia e disponibilidade a um custo atraente.

Considere locar um data center de qualidade se sua empresa:

  • for capaz de suportar o crescimento do número de usuários sem grande aumento nos custos;
  • trabalhar com métricas para otimização dos processos;
  • possuir pelo menos um cliente com maior potencial e possibilidade de lucro recorrente;
  • não dispuser de muitos recursos para investimentos iniciais;

Colocation: terceirize suas preocupações

Em um mercado cada vez mais competitivo e marcado por grandes transformações digitais, é fundamental que um negócio escalável seja capaz de antecipar-se e evitar problemas antes que as falhas aconteçam.

Se você tem a sensação de que o desempenho do TI da sua empresa está comprometido, considere contar com soluções acessíveis.

Data centers qualificados como o da Bludata oferecem serviços de colocation, onde você pode optar por migrar suas máquinas para um ambiente terceirizado.

Nele, você loca o espaço para armazenamento das máquinas, mas os equipamentos continuam sendo seus. Desta forma você não precisa se preocupar com a infraestrutura e ainda tem uma economia de custos e ganho em produtividade.

Além de deixar de lado os altos investimentos com estrutura de TI e com profissionais qualificados e certificados (mão de obra com custo bastante elevado), o modelo de colocation é uma alternativa que permite eliminar problemas comuns dentro das empresas, oferecendo qualidade em estrutura e disponibilidade.

Para resumir, apontamos algumas das vantagens e benefícios deste serviço:

  • Aluguel de infraestrutura de data center para a instalação do servidor do cliente.
  • Solução para diversos problemas, como queda no link de internet, interrupção do fornecimento de energia, lentidão dos sistemas, servidores que travam com frequência, etc.
  • Ideal para empresas que estão em crescimento e encontram limitações por falta de espaço ou infraestrutura.

Prepare o crescimento do seu negócio escalável

A construção de uma infraestrutura própria de data center requer um alto investimento e demanda bastante tempo das empresas. Porém, o investimento em estrutura física se torna pequeno diante dos riscos de um data center mal planejado, que pode expôr as informações nele armazenadas.

Na modalidade de colocation essas preocupações não existem.

Seu servidor fica alocado de forma segura em um espaço compartilhado e altamente confiável.

Além disso, você pode efetuar manutenções recorrentes de forma presencial ou remota, da mesma forma que faria em uma estrutura própria. A diferença está na composição de um data center pensado para esta finalidade, pois ele é construído de acordo com as boas práticas de estrutura e funcionamento deste serviço.

Redução de custos

Um dos principais motivos para optar pela locação de espaço em data center está ligado ao financeiro, onde seus custos baixam consideravelmente, além de serem totalmente previsíveis, pois seu projeto é elaborado de acordo com sua necessidade, estipulando valores para cada item necessário.

Dentre os custos que são calculados, podemos destacar:

  • despesas de conexão,
  • IP fixo;
  • banda;
  • eletricidade;
  • disponibilidade;
  • taxas de abertura de chamados;
  • interrupções do serviço.

Consultoria

Outro ponto que você precisa avaliar antes de contratar um data center que trabalhe com a modalidade colocation é verificar se ele oferece uma consultoria para analisar suas necessidades reais, evitando que você invista em algo que não precise ou opte por algo insuficiente.

É importante lembrar que você estará contratando algo para ser executado durante um bom tempo, e que promete evitar dores de cabeça no futuro.

A análise técnica feita no início do processo de transição ou contratação do seu data center é crucial para que sua expectativa seja atingida ou superada.

O objetivo é aproximar

O mundo digital serve para aproximar pessoas. Por isso prezamos por um bom relacionamento e, principalmente, pela disponibilidade para solucionar problemas, sanar dúvidas e prestar assistência.

Como sempre reforçamos por aqui, em momentos de crise, ninguém quer ficar sujeito exclusivamente à frieza de chats ou e-mails. Sendo assim, nada mais apropriado do que um atendimento literalmente próximo, que entenda qual seu problema e ajude a resolvê-lo com celeridade.

O mínimo que se espera é que o data center esteja no mesmo país onde sua empresa está. 

É isso que fará a diferença quando você precisar de suporte para seu negócio escalável, para verificar queda ou indisponibilidade dos serviços.

Existem muitos outros detalhes importantes que nem todo mundo revela sobre a qualidade de um data center. Por isso elaboramos um e-book contando tudo o que você precisa saber antes de tomar a sua decisão. Você pode baixá-lo agora mesmo, gratuitamente, aqui.

 

Data center - ebook terceirizar