Data Centers

O que são Data Centers e como eles funcionam?

Essas estruturas têm papel fundamental para garantir que os dados das empresas estejam sempre protegidos contra falhas, ataques e vazamentos.

Uma das grandes dificuldades das empresas, neste mundo digitalizado, está em onde abrigar o grande volume de dados gerados por elas. Para suprir essa demanda é que existem os Data Centers.

É nessa estrutura que todos os dados de uma empresa ficam muito bem armazenados, em computadores potentes e seguros, conhecidos como servidores.

Por isso, não são apenas grandes empresas que devem se preocupar com essas estruturas. Afinal, a informação é algo valioso e crucial para a sustentabilidade de qualquer negócio.

Criamos o artigo de hoje para você que é um principiante na área. Nele vamos esclarecer o que é um Data Center e como essas estruturas funcionam.

Tudo para que você fique por dentro deste tema e entenda melhor o que você ganha ao adotá-lo de maneira adequada.

O que são Data Centers?

A terminologia pode parecer complexa e até distante da sua realidade. Mas, a verdade é que os Data Centers estão mais perto e somos mais dependentes deles do que se pode imaginar.

Um exemplo, é todo o volume de dados gerado por nós nas redes sociais. Todas as fotos e arquivos que publicamos ficam armazenados em servidores, que ficam alojados dentro de Data Centers.

A esse ambiente projetado para concentrar servidores e banco de dados damos o nome de Data Centers.

Eles têm a finalidade de processar grandes quantidades de informação, fazendo com que elas estejam disponíveis para os usuários de forma ininterrupta, bastando para isso apenas um clique.

Quais os tipos existentes?

No geral, os Data Centers são classificados em duas categorias: Data Centers Privados (PDC) e Internet Data Center (IDC).

No caso dos PDCs, o ambiente é gerenciado pela própria organização, ou seja, são Data Centers próprios, criados e mantidos dentro de uma empresa.

Enquanto isso, os IDCs são estruturas gerenciadas por um provedor de serviços de telecomunicações. Ou seja, são empresas contratadas que fornecem serviços de hospedagem de sites, e-mails, equipamentos, armazenamento de conteúdo, entre outras tarefas para os usuários.

Componentes básicos que compõem essas estruturas

Dependendo da necessidade, os Data Centers podem variar de tamanho, arquitetura e de função. Ainda assim, é bastante comum que equipamentos de alta performance estejam agregados a sua estrutura, como servidores, switches, storages, entre outras soluções.

Por isso, construir e manter essa estrutura dentro das empresas não é tão simples como pode parecer.

Tudo precisa ser calculado com muito planejamento para que nada impeça ou interrompa o funcionamento desses computadores. Afinal, como falamos anteriormente, para garantir o acesso às informações, os Data Centers precisam funcionar 24 horas por dia 7 dias na semana.

Cuidados que garantem a proteção e o pleno funcionamento dos Data Centers

Para que nada de errado aconteça com os Data Centers, os equipamentos geralmente são montados em racks e armários metálicos, em ambientes extremamente protegidos.

Ou seja, com controles de acesso super rigorosos, proteção contra incêndio e outras intempéries da natureza, além de sistemas de resfriamento muito bem projetados para manter uma temperatura estável.

Outro componente vital para o funcionamento dos Data Centers está no fornecimento de energia, que não pode parar.

Assim, essas estruturas devem ser instaladas em um local onde a concessionária de energia elétrica tenha condições de atender dezenas e milhares de máquinas de forma ininterrupta. E, para reforçar a proteção, no caso de uma queda nesse abastecimento, as empresas precisam contar com geradores de energia movidos a diesel.

Tudo para garantir que esses computadores estejam operantes pelo maior tempo possível, mesmo em caso de um apagão.

Palavras finais

Como você pode ver, ter uma estrutura que funcione adequadamente depende do conhecimento que os responsáveis por esse ambiente tem sobre os Data Centers.

Portanto, não é algo que você pode deixar nas mãos de qualquer um. Afinal, é desse conjunto que vai depender a saúde digital da sua empresa.

 

Data Center Bludata