Colocation Data Center

Colocation Data Center: quais as vantagens para sua empresa?

A solução permite que empresas expandam sua infraestrutura de TI com segurança e baixo custo

Colocation Data Center, ou housing como também é conhecido, é a ferramenta ideal para empresas que desejam expandir sua infraestrutura de TI, mas não têm espaço suficiente para isso. Ainda, é uma alternativa para quem não pode investir ou não têm na equipe mão de obra especializada para gerenciar seus servidores.

Assim, ao terceirizar essa estrutura, as empresas conseguem uma vantagem competitiva muito forte. Isso permite que elas otimizem suas estratégias e revertam esses valores no seu faturamento.

Para que você tenha uma ideia melhor acerca deste serviço confira abaixo como ele funciona e quais as vantagens que ele oferece para as empresas.

O que é Colocation Data Center?

O Colocation Data Center é uma modalidade de serviço em que você aluga um espaço físico com ou sem acesso à internet para os seus servidores.

Assim, você possui o próprio equipamento, mas divide todos os custos de infraestrutura. Ou seja, todo o sistema que alimenta esses servidores, como energia elétrica, climatização, monitoramento de acesso, e outros fatores.

Com isso, se torna possível manter uma estrutura de qualidade, com níveis mais elevados de segurança, sem a necessidade de arcar com despesas crescentes para aprimorar o seu ambiente ou treinar sua equipe para mantê-lo.

Por que investir na solução é um bom negócio?

Por conta da praticidade, segurança e economia que os serviços de Colocation Data Center apresentam a solução tem ganhado força no universo digital. E sua empresa também pode se beneficiar destas vantagens. Para descobrir como, confira os tópicos a seguir!

Seus custos com infraestrutura são reduzidos

É verdade que muitas empresas economizam dinheiro com os serviços de Colocation Data Center. Mas como essa estrutura ajuda as empresas a reduzirem seus custos?

A resposta para essa questão é bastante simples: como a responsabilidade sobre a infraestrutura é da empresa que está alugando esse espaço para você, ela exime a sua empresa da preocupação com infraestrutura, largura de banda, segurança e equipamentos de ponta.

É a empresa terceirizada também a responsável pelo bom funcionamento das máquinas e toda mão de obra envolvida neste processo. O que faz com que você tenha equipes de suporte disponíveis sempre que precisar.

Logicamente que tudo isso está aliado a um acordo de nível de serviço. Ainda assim, na maioria dos casos oferece 100% de disponibilidade de infraestrutura.

Você tem controle total sobre seus servidores

Nos serviços de Colocation Data Center a sua empresa tem total controle sobre o próprio servidor, ou seja, no armazenamento dos seus dados.

Isso porque, apesar de você transferir toda a sua infraestrutura para as instalações oferecidas pelo provedor Colocation, você ainda tem controle total sobre as suas máquinas. Ou seja, pode gerenciar os equipamentos conforme a sua necessidade.

Oferece níveis elevados de segurança

Não precisar se preocupar com a segurança e a manutenção da estrutura é uma grande vantagem que precisa ser destacada no Colocation.

O serviço, além de grande espaço para equipamentos, oferece um ambiente devidamente preparado para alimentá-los. São várias camadas de segurança física e lógica que garantem o bom funcionamento das máquinas, sem interrupção.

Fazem parte dessa equação o fornecimento de energia elétrica constante, múltiplas fontes, geradores próprios e nobreaks. Além de soluções de armazenamento de dados, backups e recuperação.

Esses diferenciais são apenas alguns exemplos do que o Colocation Data Center pode trazer para sua empresa. Caso queira saber mais detalhes, deixe o seu comentário para que possamos continuar a nossa conversa.