Tecnologia sustentável

Tecnologia sustentável: os benefícios dos Data Centers ecológicos

Sustentabilidade e tecnologia estão unidas, focadas tanto no menor impacto ambiental quanto na economia de custos para as empresas.

Muitas pessoas partilham da opinião de que os negócios precisam ir além da geração de lucros. E dentro desse contexto a tecnologia sustentável tem ganhado força.

Esse tema tem sido tratado com relevância no mercado de TI, afinal, a tecnologia sempre teve um papel dúbio quando relacionada à sustentabilidade. Isso porque, aos passos que ela moderniza a vida das pessoas, também pode gerar impactos negativos para o meio ambiente.

bPrincipalmente devido aos altos custos energéticos, à maior demanda por eletricidade, o descarte inapropriado de dispositivos obsoletos e o próprio processo de produção de equipamentos.

Pensando nisso, é mais do que necessário considerar a preservação do meio ambiente nas rotinas relacionadas a TI dentro das empresas.

Tecnologia sustentável: vantajosa para o seu negócio e o meio ambiente

Contribuir com a preservação do meio ambiente é sem dúvidas uma das principais vantagens de adotar estratégias de TI verde.

Além dela, os benefícios se estendem às empresas de várias maneiras. Inclusive, na redução de custos com equipamentos, insumos, softwares e recursos da empresa.

São esses ganhos que têm motivado as empresas a investirem em instalações que sejam mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. Sobretudo, com foco no menor desperdício e na eficiência energética.

É neste cenário que os Data Center ecológicos têm ganhado espaço e isso não é mero acaso. Afinal, essas estruturas são consideradas as melhores soluções para reduzir os impactos ambientais em TI e custos das empresas.

Data Centers eficientes podem reduzir os custos de energia

Um dos maiores gastos de um Data Center é com energia elétrica. No entanto, um Data Center eficiente é capaz de reduzir em 50% o consumo de energia de várias maneiras.

Essas práticas envolvem desde a escolha do imóvel, incluindo as características físicas da edificação a condições específicas no que diz respeito à capacidade e segurança. Questões que devem estar em consonância com as normas do setor e o respeito ao meio ambiente.

Além do uso sustentável da energia do data center, práticas como o Outsourcing de TI – como por exemplo, os serviços de Colocation, também podem ter um impacto poderoso na redução das despesas com servidores.

A vantagem desse modelo está no fato de que todas as despesas relacionadas a esse ambiente são compartilhadas entre diferentes empresas que utilizam o espaço. Detalhes que incluem o espaço físico, os controles de acesso, banda, conexão, além, é claro, da energia elétrica.

Nova sede da Bludata será um prédio ecologicamente sustentável

O primeiro Data Center Verde da região, desenvolvido pela Bludata, representa um avanço tecnológico aliado à preocupação com o meio ambiente.

Ele foi desenvolvido e preparado para a certificação Tier 3 e a Leed Platinum, que comprova as ações de preservação e o bom uso dos recursos naturais, garantindo performance e segurança.

Na nova sede, que fica localizada em Blumenau, estão sendo implementadas várias estratégias para otimizar os investimentos dos clientes, aumentar a eficiência do Data Center e torná-lo sustentável.

Consciência ambiental e mais desenvolvimento

Entre os diferenciais da nova sede podemos destacar:

  • Aproveitamento da água da chuva
  • Aproveitamento de luz natural
  • Varandas ecológicas
  • Vestiário e bicicletário para incentivar o uso de transporte alternativo
  • Garagem equipada com tomadas para carregamento de carros elétricos.

Além dos detalhes na estrutura física, a novidade vai gerar novos empregos para a região. São aguardados 200 novos postos de trabalho nas áreas de tecnologia, desenvolvimento de software, administrativa e gestão.

Nesse sentido, a tecnologia sustentável prova ser um processo em que todos ganham. São beneficiadas as empresas, em competitividade, rentabilidade e imagem, as pessoas em desenvolvimento e qualidade de vida e também o planeta, que tem seus recursos naturais preservados.

 

Data Center Bludata