Automação em TI

Automação em TI: qual a importância e os motivos que você tem para investir

Criar rotinas mais ágeis, reduzir a incidência de erros e melhorar os índices de qualidade são algumas das razões que motivam as empresas a investirem em tecnologia.

A automação em TI é de longe uma das estratégias que mais trazem benefícios para as empresas.

Afinal, ela traz maior agilidade e a redução na margem de erro, fazendo com que as empresas tenham mais segurança nas suas operações, consigam proteger seus dados e elevar a qualidade dos seus serviços.

Muitas organizações já acordaram para isso e a prova está no volume de investimentos em TI (software, hardware e serviços) que segue bastante aquecido no Brasil.

Em 2018 o crescimento foi de 9,8% em relação ao ano anterior, totalizando nada menos que US$47 bilhões, segundo a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software.

A automação em TI não é mais uma opção

E isso não é nenhuma surpresa. Afinal, a tecnologia da informação além de ajudar no desenvolvimento dos negócios, tem um papel fundamental para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo.

Se antes a estratégia poderia ser vista como uma opção, a automação em TI é hoje essencial para que as empresas se mantenham e avancem nos seus mercados. Principalmente, com a disrupção digital sem precedentes que estamos vivenciado.

Então, que tal aprender como essa tendência pode impactar na realidade da sua empresa e o que você tem a ganhar investindo nela? Siga conosco para descobrir!

Os principais benefícios da automação em TI

Um dos grandes vilões da produtividade de uma empresa são processos rotineiros, realizados manualmente.

Essas tarefas, apesar de essenciais para o fluxo das operações, roubam um tempo precioso que poderia ser melhor empregado em atividades que exigem raciocínio e decisões mais elaboradas.

Portanto, se na sua empresa você tem muitas tarefas repetitivas, você pode – e deve mudar esse hábito. Isso, se você não quiser ficar pra trás.

As vantagens para isso são muitas e podem variar de acordo com a natureza e o tamanho da sua empresa. Entretanto, algumas delas são básicas e importantes em todas as áreas, independente do tipo do negócio.

Melhor qualidade

Hoje em dia a qualidade de um produto ou serviço tem o mesmo peso – se não mais – que o preço de um produto.

E esse atributo está diretamente ligado a automação dos processos. Afinal, é por meio dele que você consegue oferecer maior velocidade na entrega, um melhor atendimento e outras soluções que podem agregar diferenciais à sua empresa.

Escalabilidade

Para crescer você precisa pensar lá na frente e ter uma estrutura que comporte essa evolução. Além de segura, ela precisa se adequar ao seu orçamento e ser flexível conforme a sua necessidade.

Soluções em nuvem respondem bem a estes quesitos, onde você pode aumentar ou reduzir recursos, incluindo ferramentas de automação conforme a sua demanda.

Maior segurança

Quando os processos são manuais eles ficam suscetíveis a falhas humanas. E é por isso que algumas atividades, como backups e atualizações, são impraticáveis sem a automação.

Qualquer falha pode gerar os sistemas vulneráveis e oferecer brechas para que pessoas não autorizadas possam agir.

Redução de custos

Com a automação em TI você consegue reduzir custos com mão de obra, mantendo uma equipe mais enxuta e focada naquilo que realmente interessa.

Além disso, essas estruturas também podem servir de suporte para a resolução de problemas mais complexos, fornecendo diagnósticos precisos para as tomadas de decisão.

Ganhos de imagem

Quando você reduz as margens de erro, ganha em agilidade e melhora o seu desempenho de forma geral você garante um diferencial competitivo

Afinal, a imagem que a sua empresa passa ao mercado é construída com base em tudo aquilo que você oferece. E toda essa oferta é influenciada pela importância e a qualidade de investimento que você dedica a sua TI.

Agora é com você!

Ficou claro que a Automação em TI pode trazer ótimos resultados para sua empresa, não é mesmo? É um investimento necessário para tornar as operações mais eficientes, aumentar a inovação e otimizar a tomada de decisões.

Então, aproveite que agora você já sabe de tudo isso e comece a planejar seus próximos passos. E não deixe de considerar os benefícios do Colocation da Bludata para fazer ainda mais pela TI da sua empresa.

Data Center Bludata