Requisitos de um data center

Requisitos de um data center: quais fatores garantem segurança e qualidade

As melhores estruturas reúnem características fundamentais que garantem além de segurança, alta performance. Confira o que precisa ser considerado.

Dentre os diversos fatores que devemos dar atenção na gestão da empresa, um dos principais é o processamento e o armazenamento dos dados corporativos. Além de garantir a segurança da informação, é preciso garantir disponibilidade no acesso e que a estrutura que abriga esses dados seja compatível às necessidades do negócio. Nessa realidade, conhecer os requisitos de um data center é algo primordial nessa estratégia.

Fatores que garantem a segurança física de um data center

Para garantir dados seguros e disponíveis um data center precisa obedecer certas normas. É essa estrutura que, acompanhada de uma gestão de excelência, vai assegurar que a operação e a manutenção do data center sejam realizadas de forma impecável.

Assim, sua empresa não fica exposta a falhas e riscos de interrupção por causas desconhecidas e imprevistas.

São muitos os fatores que vão garantir essa qualidade. Por isso, o projeto deve considerar:

Localização privilegiada

Não é possível garantir a segurança dos dados quando o local em que ele está armazenado está exposto à fenômenos naturais e outros riscos. Mesmo que a estrutura seja muito boa, estar localizado em uma região que dificulta o acesso ou se mostra perigosa por algum motivo acaba sendo um empecilho. Isso sem falar dos prejuízos que um dano neste sentido pode gerar.

É fundamental portanto, que esse espaço não sofra com os impactos de agentes externos. E ainda, permita a expansão dos dados de forma rápida, sem grandes obras.

Controle de acesso

Como falamos no tópico anterior, é preciso que a estrutura de um data center garanta a sua segurança, e a presença de monitoramento eletrônico é um item primordial para isso.

Com um controle de acesso rigoroso, a entrada e a saída de pessoas nesse ambiente é altamente controlada e vigiada de forma ininterrupta.

Proteção contra danos

Além de proteger o data center da ação de pessoas mal intencionadas, é preciso mantê-lo longe de outras avarias, como incêndios, curto-circuitos, aquecimento e outros danos físicos.

Para evitá-los é essencial manter um controle rigoroso de temperatura, umidade, fumaça e líquidos no ambiente para prevenir, detectar e corrigir com antecedência possíveis ameaças.

Alta disponibilidade

Se a estrutura onde você armazena as informações da sua empresa não permite que a TI da sua empresa acompanhe o ritmo da economia digital, de nada adianta manter os dados da sua empresa em um data center.

Por isso, contar com infraestrutura de ponta e profissionais certificados para operá-la faz toda a diferença para o seu alto desempenho, permitindo escalabilidade e sustentabilidade do seu negócio, hoje e a longo prazo.

Eficiência energética

Tem um ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar e ele se aplica perfeitamente aos requisitos físicos de um data center, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de energia.

Se você acha que paga caro pela energia que consome, imagine os estragos que a falta dela pode gerar em um data center.

É por isso que em um data center seguro essa questão é tida como prioridade. Tudo para que sua empresa não fique inoperante ou possa sofrer com picos de energia.

Geradores, nobreaks redundantes, dual-alimentação de servidores e o monitoramento de consumo de energia são algumas tecnologias que garantem esses resultados e ainda ajudam a manter o consumo de energia relativamente baixo.

Refrigeração do ambiente

Manter o ambiente refrigerado nem sempre é sinônimo de que a climatização do local está bem estruturada. Se você não tiver controle eficaz da temperatura, umidade do ar e um sistema de resfriamento de alta precisão muita coisa pode dar errada.

Além de não ser notificado de algum descontrole que possa prejudicar o seu data center, o dimensionamento errado dos equipamentos pode elevar o consumo de energia, fazendo você perder dinheiro. Sem contar no risco de parada nas suas operações ou de incêndios, que passam a ser muito maior quando o controle não é feito corretamente.

Lembre-se: a prevenção vale ouro!

Agora que você já sabe os requisitos que um data center deve ter para garantir toda a segurança e qualidade que seus dados precisam, fica mais fácil fazer a escolha certa. Para saber mais, converse com nossa equipe de especialistas e veja o que mais sua empresa tem a ganhar com isso.

 

Data Center Bludata