segurança física do Data Center

A importância da localização para a segurança física do Data Center

O local onde é instalado um Data Center é um fator crucial para a velocidade nas transações de uma empresa e para a segurança dos seus dados.

Para a segurança física e a eficiência do Data Center o ambiente onde ele está instalado precisa englobar outros aspectos que vão muito além dos equipamentos empregados.

Nesse contexto, a posição geográfica em relação ao seu mercado alvo, a eficiência na oferta de energia, a mobilidade e a segurança são fatores essenciais e podem afetar no seu desempenho.

Conhecer tais características vai esclarecer quais pontos você precisa considerar para não errar na escolha do local onde seus dados ficarão armazenados.

Afinal de contas, você vai hospedar ali uma parte crítica da sua empresa onde qualquer falha pode ser decisiva para o insucesso das suas operações.

Como o local da instalação pode afetar no desempenho do seu Data Center?

A localização é um dos fatores de maior importância na seleção de um parceiro para a hospedagem dos dados da sua empresa, por diversos motivos.

Afinal, quando se trata de acesso à informação e segurança, velocidade e facilidade de acesso são grandes questões.

Nessas horas, ficar com as máquinas paradas por algumas horas pode representar um grande prejuízo para sua empresa.

Por isso, se o seu Data Center precisar de atualizações ou qualquer manutenção, quem está cuidando dele deve conseguir chegar até o local rapidamente.

Portanto, tomar as devidas precauções na escolha do local nunca é demais. Confira a seguir os principais elementos que você deve considerar:

A Rede Elétrica

Ter recursos energéticos para manter o funcionamento ininterrupto do Data Center é algo de extrema importância. Afinal, de nada vai adiantar você estar trabalhando com uma estrutura de ponta se os servidores forem constantemente desativados por falta de energia.

Além do risco de queda dos servidores, a instabilidade no fornecimento de energia pode afetar também o bom desempenho e a durabilidade das máquinas. Um controle de temperatura e climatização adequado pode tornar os servidores dos Data Centers menos propensos a superaquecer e entrar em colapso.

Portanto, avalie o tipo de energia que o município oferece e considere a existência de recursos extras que possam reduzir a dependência de serviços públicos. Construções com projetos sustentáveis podem reduzir os custos e são altamente recomendadas.

Internet de alta velocidade

O fornecimento de internet de qualidade é outra grande questão na escolha do local onde os servidores estão instalados. Sobretudo para que você não tenha problemas no serviço oferecido aos seus clientes.

Portanto, verifique qual a capacidade de largura de banda e se o prédio tem boas redes de fibra disponíveis para fazer o tráfego de dados com o melhor desempenho possível.

Latência da internet

Quando o assunto é a localização do Data Center, distâncias mais curtas significam conexões mais rápidas e mais fáceis para os usuários desses serviços.

Isso porque, ter servidores mais próximos dos clientes da sua empresa reduz a latência – ou seja, o tempo em que os dados levam para viajar entre a origem e o destino.

Força de trabalho local

Ter mão de obra de qualidade nas proximidades de onde o Data Center está instalado também é um fator que você precisa considerar.

Afinal a gestão desses servidores precisa ser tratada com o máximo rigor, por profissionais capacitados e especialistas.

Portanto, avalie o potencial da mão de obra local e como essa força de trabalho é preparada para exercer as suas funções.

Regiões que são polos tecnológicos podem ser facilitadoras neste aspecto e merecem a sua atenção.

Segurança dos dados

Quando o assunto é a segurança dos dados alocados em um Data Center é preciso considerar, além da segurança da própria infraestrutura, o seu entorno.

Nesse sentido, regiões seguras, com baixo índice de criminalidade, fora das rotas de tráfego aéreo, protegidas contra enchentes e outros riscos naturais são sempre mais indicadas.

Além disso, é preciso analisar se não há risco químico, radioativo, de explosão ou de contaminação ou qualquer outro fator que possa colocar essa estrutura em risco.

Facilidade de acesso

Regiões que ofereçam mobilidade, são de fácil acesso às principais rodovias, tenham proximidade com postos de combustível, helipontos ou mesmo com rota de avião são pontos a serem considerados. Tempo é dinheiro e sua empresa não pode ficar parada porque algo no caminho possa dificultar esse acesso.

O que fazer se a estrutura local do meu Data Center não oferece esses recursos?

Não se preocupe, nós podemos te ajudar!

Como você pode ver a localização física é uma questão primordial para o bom desempenho e a segurança física do Data Center. Dominar esses aspectos é crucial para que os dados da sua empresa possam trafegar com o melhor desempenho possível.

A Bludata é especialista em Data Centers e pode elevar a sua hospedagem para outro patamar, independente do seu porte.

Converse com nossos especialistas e entenda como nós podemos trabalhar juntos para isso!

 

Data Center Bludata