indisponibilidade em servidores

Confira possíveis causas e soluções para a indisponibilidade em servidores

Um grande empecilho na produtividade são servidores que não funcionam como deveriam e estão sempre caindo. Saiba identificar e corrigir esses desvios.

A indisponibilidade em servidores pode estar relacionada a diferentes causas. E o impacto destes problemas nos resultados de uma empresa podem ser catastróficos.

O mau funcionamento dos sistemas pode gerar altos custos de manutenção, prejudicar a produtividade na empresa e ainda atravancar o seu crescimento.

Porém, antes de tentar resolvê-los, você precisa conhecer as causas desses problemas e descobrir quais alternativas são mais indicadas para corrigir os defeitos.

Nesse artigo vamos explicar essas questões, abordar alguns exemplos e mostrar as causas e soluções para a indisponibilidade em servidores.

O impacto da indisponibilidade em servidores para os negócios

“Sistema indisponível, tente mais tarde” a frase chega a dar arrepios, mas é mais comum do que você imagina. Com certeza isso não acontece só com você.

Se de um lado esse problema representa tempo perdido, do outro é dinheiro que vai pelo ralo.

E o tamanho desse rombo vai depender de uma série de fatores, incluindo o porte da empresa, a área de atuação, o número de pessoas atingidas e por aí afora.

Mas, consequências não ficam apenas no campo financeiro. Elas impactam na motivação da equipe e podem abalar inclusive a reputação da empresa.

Por tudo isso, é uma operação que demanda muita atenção da equipe de TI e você precisa conhecer as causas para encontrar a solução.

Descubra o que está prejudicando seus sistemas

Reunimos a seguir alguns dos problemas que podem estar prejudicando o bom desempenho dos seus sistemas. As opções vão desde falhas humanas a problemas mais técnicos como a Perda do SQL.

Falhas humanas

Sempre que temos processos manuais envolvidos os riscos de um erro acontecer sempre vai existir. Dados podem ser digitados errados ou até mesmo serem excluídos acidentalmente por algum funcionário.

Falhas como essas comprometem a segurança e podem deixar a empresa sujeita a invasões de hackers.

Para minimizar as falhas quanto mais automatizado o processo melhor. Mais rapidamente você conseguirá monitorar os desvios e maiores serão as chances de corrigi-los. Neste caso, ter um firewall para gerenciar as permissões de acesso e armazenar os dados em nuvem podem facilitar o controle dos requisitos de segurança.

Condições físicas do ambiente

Um data Center precisa de uma condição climática favorável para que equipamentos não sejam danificados e dados não sejam comprometidos.

Para evitar problemas o ambiente precisa contar com um sistema de resfriamento de alta precisão, para que o controle da temperatura e da umidade do ar possam ser eficaz.

A escolha do tipo de armazenamento

A escolha do local onde esses servidores estão armazenados tem grande impacto no seu desempenho. Erros na escolha do tipo de armazenamento, como SSD, SAS ou SATA representam uma das falhas mais comuns. Mas elas também podem estar relacionadas a qualidade das fontes de energia.

Como precaução, apostar na redundância dos dados é o caminho, sobretudo para garantir a disponibilidade constante do sistema.

Monitoramento deficitário

Mudanças excessivas e feitas sem planejamento também podem comprometer o bom desempenho dos sistemas.

Assim como a falta de monitoramento, onde o acompanhamento das condições físicas, de desempenho e performance precisam ser acompanhados.

Com controles rígidos e automatizados se torna possível prevenir falhas e corrigir problemas em menos tempo.

Perda do SQL

O SQL do servidor também pode falhar, limitando ou interrompendo o acesso ao banco de dados. Caso isso ocorra, em alguns casos vai ser preciso reinstalar suas funções.

Mas lembre-se: o mais importante do que corrigir essas falhas é atuar na prevenção. Para isso, contar com ferramentas que agilizem a detecção das falhas e permita uma rápida solução é melhor caminho.

Que tal dar esse passo agora mesmo?

Solicite o contato da nossa equipe para que juntos possamos encontrar a solução ideal pra você!

 

Data Center Bludata